11 setembro 2012

Lombriga

Lombriga
A lombriga é um parasita do intestino humano, onde pode ocorrer em grande número, chegando a formar verdadeiras massas capazes de provocar obstrução intestinal. A doença é chamada de ascaradíase, devido ao nome científico da lombriga, Ascaris lumbricóides.
As lombrigas são animais de sexos separados, e os machos são menores que as fêmeas. O macho também pode ser diferenciado pela extremidade posterior em forma de gancho, o que não ocorre na fêmea. Com essa extremidade, o macho abraça o corpo da fêmea no momento da cópula.
Da mesma forma que ocorre com a lombriga, a maioria das espécies de nematelmintos possui sexos separados; o dimorfismo sexual também é regra geral, como comentado.
A fecundação é interna e os ovos formados passam a apresentar um envoltório espesso e resistente. Eles saem do corpo da fêmea pelo poro genital feminino e, no caso dos parasitas intestinais, como a lombriga, caem no intestino do hospedeiro e saem juntamente com as fezes.
As larvas que se originam dos ovos, atravessam a parede do intestino e entram nos vasos sanguíneos, sendo levadas pela circulação, chegando principalmente ao fígado, ao coração e aos pulmões. Nos pulmões, perfuram os alvéolos e saem pelos brônquios, atingindo a laringe e a faringe.
Chegando à faringe, as larvas, já em desenvolvimento, são deglutidas e, alcançando o intestino, tornam-se vermes adultos, reiniciando o ciclo.
A lombriga é um parasita cujo ciclo reprodutivo desenvolve-se em um único hospedeiro, o ser humano.
Como a infestação não depende da ação do parasita, pois é o hospedeiro que ingere os ovos, dizemos que ela é passiva. Nos casos em que depende da ação do parasita, como as larvas de esquistossomo, a infestação é dita ativa.

8 comentários:

  1. o que é isso esta criança está morta ????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Os vermes saem do corpo logo após a morte.

      Excluir
  2. meu deus como pode ter chegado a esse ponto , eu creio que ela nao esta viva , coitada da crianca com certeza sofreu muito....................

    ResponderExcluir
  3. Como pode ter chegado há esse ponto, essa criança....
    Eu não consigo entender, não dava para fazer nada......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Quando os vermes obstruem partes do corpo, e deixam o ser vivo fraco, não há nada que se possa fazer. O ataque é de imediato. Uma tia minha, que nem cheguei a conhecer, morreu assim. Era na época que faltava o saneamento básico.

      Excluir
  4. Minha prof. de ciências disse que a criança não está morta, apenas está passando por um momento cirúrgico.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...