07 julho 2013

Religião ao extremo: O ritual sangrento da Ashura.

O dia da Ashura é o décimo dia do Muharram no calendário islâmico, marcando o clímax da reflexão do Muharram.
Ele é celebrado pelos muçulmanos xiitas como o dia do martírio de Husayn ibn Ali, neto do profeta Maomé, na Batalha de Karbala, que aconteceu no 10º dia do Muharram do ano 61 do calendário islâmico (2 de outubro de 680 DC).1 De acordo com a Suna, Maomé jejuou neste dia e pediu a outras pessoas que fizessem o mesmo. Muçulmanos sunitas também celebram o dia, tido como o dia que Moisés jejuou em gratidão a Deus pela liberação dos judeus do Egito.
Dia de Ashura (Imagens)
Dia de Ashura (Imagens)
Dia de Ashura (Imagens)
Dia de Ashura (Imagens)
Em 680 d.C., o imã Hussein, neto do profeta Maomé, foi morto em Kerbala, centro do Iraque. Os xiitas celebram a data se flagelando com facas e espadas durante a comemoração da Ashura para lembrar o sofrimento de Hussein. A partir da morte do imã, os xiitas passaram a formar um ramo separado do Islamismo, uma vez que acreditam que o Islã deveria ser governado por descendentes de Maomé.
A Ashura deste ano foi precedida por eventos sangrentos e pela tensão entre os sunitas e os xiitas, dois dos principais ramos do Islã. Na quarta, 15, dois homens-bomba sunitas detonaram seus explosivos perto de uma mesquita xiita no sudeste do Irã, matando pelo menos 39 pessoas. Os sunitas locais, do Sistão-Baluquistão, desejam separar a província do país.
A comemoração da Ashura, neste ano, não foi pacífica. No Iraque, bombas mataram dois peregrinos xiitas que se dirigiam para lugares da celebração. No Paquistão, país de maioria sunita, 16 pessoas foram feridas, duas de maneira crítica, quando um agressor jogou uma bomba contra uma procissão.
As imagens mostram rituais e costumes de um setor da cultura islâmica. Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Pedimos aos leitores que não façam comentários ofensivos. Este conjunto de fotos traz imagens que podem causar algum desconforto.
Dia de Ashura (Imagens)
Dia de Ashura (Imagens)
Dia de Ashura (Imagens)
Dia de Ashura (Imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...